domingo, 19 de maio de 2013

Disparam as dietas “loucas” e pouco saudáveis

Aqui está a minha entrevista para o Jornal da Madeira sobre as dietas "loucas" :
Com o Verão mesmo a chegar, os cuidados com o corpo disparam. Os apreciadores de praia e até mesmo aqueles que não gostam do mar e de tudo o que com ele se relaciona, fazem questão de ter mais cuidado com a “linha” até porque, e sobretudo para as mulheres, o calor pede que se use uma saia mais curta ou uma camisola mais “cavada”.
Claro que ninguém quer mostrar os “pneus”, as gordurinhas a mais que se acumularam ao longo do ano. Daí que a procura por ginásios e nutricionistas sofra, nesta altura do ano, um aumento significativo.

A nutricionista Márcia Freitas diz ao JORNAL da MADEIRA que são, sem dúvida, muitos aqueles que só por esta altura se lembram que precisam emagrecer porque têm de parecer bem na praia «Nas minhas consultas tento fazer a educação de que é preciso ter cuidado com o corpo e com a alimentação durante todo o ano. Mas muitas vezes, há dificuldade em fazer passar a ideia», explica. Por outro lado, acrescenta que «se não conseguimos manter a linha o ano todo, significa que estamos a ter um plano alimentar desadequado».
Márcia Freitas adianta que muitas pessoas, que só procuram o nutricionista nesta altura do ano, querem perder peso muito rápido, o que não é bom.
«Não conseguem aguentar durante muito tempo. Retiram muita coisa da sua alimentação. Alguns passam a batidos ou a suplementação. Coisa que ninguém aguenta, não só a nível financeiro, mas também de saúde», refere.
Considerando que estas pessoas que procuram perder peso da “noite para o dia”, perdem, por completo, o prazer de comer, Márcia Freitas diz que «estas gostam de respostas rápidas».
«Há quem me diga que precisa de perder 15 quilos num mês e meio. E eu pergunto: “tem noção das estrias que irá ganhar? E tem noção de que isso é um choque para o organismo», refere.
A nutricionista recorda que uma coisa é a pessoa fazer um plano de alimentação saudável e perder peso por que estava a ingerir demasiados alimentos.
Agora, «quando estamos a fazer dietas malucas e perdemos esse peso todo, temos que parar um bocadinho. Vejo pessoas que até ficam com alterações da glicémia, de fígado, renal».
«É preciso ter cuidado com a suplementação. Nem todos estão comprovados que dão resultados e convém nunca se meterem em dietas loucas», adverte a especialista.
Referindo que esta altura do ano surgem também muitos sítios com planos apresentados por pessoas que nem são nutricionistas, Márcia Freitas aconselha a muito cuidado até porque o mau acompanhamento leva, muitas vezes, a desistências.
O número de consultas de nutricionista costuma aumentar em Janeiro, com aquela ideia de que “vai ser este ano que vou emagrecer” ou “ano novo, vida nova”. De qualquer forma, é em Maio, que as consultas disparam.
O que é preciso, segundo Márcia Freitas, é mudar mentalidades e fazer com que as pessoas tenham vontade de manter a sua boa forma durante o ano interio.
«Às vezes, não é só um plano alimentar que funciona. É preciso ir mais longe. Há pessoas que dão consulta e que não estão inscritas na Ordem dos Nutricionistas. É melhor não arriscar se essa pessoa não pertencer à Ordem porque o plano que lhes for atribuído pode não ser o mais indicado», refere ainda a nutricionista.
Dietas desorientadas, conforme prossegue, proporcionam a diminuição da imunidade e da resistência física, o que aumenta a susceptibilidade de se adquirir alguma doença. Não fazer exercícios, comer rápido demais, ficar muitas horas sem comer, não beber água, dormir pouco, são alguns dos inimigos da boa forma física.
Por isso, e em jeito de finalização, se quer uma dieta saudável e com resultados positivos, o melhor é não ter pressa. Mais vale devagar e bem.




Sem comentários:

Enviar um comentário